Gestão de Sítios

Um exemplo na gestão de sítios arqueológicos, ocorreu no município de Cairu, Bahia, onde foram realizadas ações para preservação das ruínas da Capela Primitiva de Nossa Senhora da Luz (1608) e sua área de cemitério, encontrados no alto da falésia, próximo a antiga casa do faroleiro. Imagens desse trabalho estão disponíveis no Instagram da Sapiens.

Para preservação das estruturas e enterramentos, foram transportados sacos de areia para cobertura local e construída uma passarela para evitar pisoteamento. Devido a dificuldade do transporte dos materiais de construção e sacos de areia, os mesmos tiveram que ser levados por muares. Após o desenho das estruturas e cobertura das ossadas, houve a marcação dos pilares de sustentação da passarela e da cerca de proteção.

A preservação do sítio arqueológico e colocação do guarda corpo no alto do farol, seguiram as orientações técnicas do IPHAN e supervisão da empresa Sapiens. Ações de educação patrimonial foram realizadas com guias turísticos visando a capacitação dos mesmos sobre a história do Brasil colônia e potencial informativo das estruturas descobertas. Hoje, o local é considerado como um ponto de passagem obrigatório para turistas. #sapiensarqueologia #iphan #engenharia#arquitetura #construtora #obras #gestao #patrimonio #cultura #história #direitoambiental #licenciamentoambiental #brasil