Institucional

   O Brasil vem passando por uma série de obras públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte como: hidrelétricas, PCHs, linhas de transmissão, mineração, saneamento, pavimentação de estradas, ferrovias, loteamentos urbanos entre tantos outros empreendimentos. Porém, para a execução desses projetos é necessário que haja a preocupação com as questões ambientais de modo a diagnosticar essas obras impactantes e preservar o Patrimônio Natural. Para isso é necessário liberações e licenças dos órgãos competentes.

   Junto a essas licenças ambientais, vem à preocupação com outro tipo de patrimônio, o arqueológico, que é fiscalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Esse órgão federal regulamenta normas e regras nos procedimentos de pesquisa arqueológica para cada fase e enquadramento do licenciamento dos empreendimentos, e também é o órgão responsável por autorizar um profissional de arqueologia para requerer junto a ela as autorizações de pesquisa.

   O arqueólogo trabalha desde o início do empreendimento, na fase de elaboração dos diagnósticos de impactos ambientais, passando pela fase de localização e escavação (resgate ou salvamento) dos sítios arqueológicos, até o momento de análise do material e devolução para a comunidade científica ou para o público em geral.

   A Sapiens Arqueologia é uma empresa especializada na Gestão do Patrimônio Arqueológico e Cultural de nosso país e juntamente com uma equipe experiente e multidisciplinar trabalha com o objetivo de preservar, resgatar e valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro.

   Todas as atividades da empresa são submetidas à autorização e aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Estamos a mais de dez anos desenvolvendo pesquisas e soluções em consultorias arqueológicas em todo território brasileiro.